islandia-do-fogo-ao-gelo-aurora-boreal

Islândia: do fogo ao gelo

A localização no mapa-múndi faz da Islândia um país com características únicas, que atraem milhares de turistas todos os anos em busca de um turismo voltado para um contato com a natureza. O significado do termo Islândia é “terra do gelo”. No oceano Atlântico, entre a Europa e a Groenlândia, a pequena ilha sofre processos geológicos constantes. Por estar no meio de duas placas tectônicas é um dos países no mundo com maior atividade vulcânica. A paisagem ainda é composta de gêiseres, geleiras e lagos de águas quentes. É a alta temperatura dos vulcões dividindo espaço com as baixas temperaturas das geleiras. Outra curiosidade do país é que os dias no inverno são marcados por um curto período da presença do Sol, enquanto que no verão a presença do Sol é constante o dia todo.

Viva todas essas experiências

Geysir- Área de Gêiseres

A uma hora de Reykjavik encontra-se uma encosta com poços borbulhantes e jatos de água quente. As águas do Geysir são de origem vulcânica e as erupções alcançam elevadas alturas em intervalos curtos de tempo. O lugar deu nome a todos os gêiseres do mundo. A visita faz parte de um circuito de passeios conhecido como Círculo de Ouro, no qual você conhece a cachoeira Gullfoss, os gêiseres e Þingvelli

Parque Nacional de Þingvellir

O Parque Nacional de Þingvellir é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO por sua importância histórica: o primeiro parlamento islandês, o mais antigo da humanidade, foi construído no local. As belezas naturais como lagos e rochas embelezam o parque. Nesta falha geológica é possível observar a separação das placas tectônicas europeia e americana e ainda mergulhar para ver a Dorsal Mesatlântica.

Lagoa Azul

Um banho relaxante em uma água quente, de um azul cristalino. Devido a atividade vulcânica, existem várias fontes termais na Islândia como por exemplo a Lagoa Azul, uma imensa piscina aquecida rodeada de lava negra. As temperaturas variam em torno de 37ºC a 40ºC. A água é rica em sílica e em outros compostos minerais, o que faz com que turistas e islandeses apostem na sua função terapêutica.

Aurora Boreal

Os caçadores de Aurora Boreal rodam o mundo para vislumbrar o fenômeno luminoso. Na Islândia é uma das principais atrações que movimentam o turismo. O evento da natureza, que ocorre nos polos do planeta, surpreende quem está diante de sua grandiosidade. O país é um dos pontos no mapa com melhores características para que a luminosidade seja vista em sua plenitude, com todo o seu brilho e encanto.

Landmannalaugar

O caminho até Landmannalaugar é um passeio de belas paisagens e muita atração. Durante o percurso, vulcões, fontes termais, praias de areia negra e montanhas de diversas cores desenham o quadro natural e convidativo da região. O vulcão Hekla, o mais ativo da ilha, conhecido como “Porta do Inferno”, pode ser visto durante o trajeto. As barracas de camping te permite desfrutar da atmosfera local.

Geleira Snæfellsjökull

Embarque na viagem ao centro da Terra e chegue à Geleira Snæfellsjökull, uma das mais famosas geleiras do país. No livro “Viagem ao Centro da Terra”, esta é a porta de entrada para o coração do planeta. Sua localização se dá no alto de um vulcão de 1446 metros de altura. Conforme as condições climáticas, é possível avistá-la da capital, Reykjavík. A escalada é atrativo para os mais radicais.